A ciência por trás das janelas acústicas: como elas funcionam?

Nas grandes metrópoles, a busca por tranquilidade tornou-se um elemento desafiados. Neste sentido, um dos artifícios mais buscados é o isolamento acústico.

Neste sentido, um dos artifícios mais buscados é o isolamento acústico.

Como medida mais eficaz, temos as janelas acústicas, que são aparentemente comuns à primeira vista, mas possuem a capacidade de criar um ambiente de tranquilidade, uma fuga aos ruídos constantes.

O que são janelas acústicas?

As janelas acústicas são uma solução inovadora e especializada em design de janelas, criadas para reduzir significativamente a entrada de ruído externo em um ambiente interno.

Elas são projetadas para melhorar a qualidade sonora de um espaço, oferecendo um isolamento acústico superior comparado às janelas convencionais.

Ao contrário das janelas comuns, as acústicas são pensadas especificamente para bloquear uma ampla gama de frequências sonoras.

Isso é conseguido mediante várias técnicas de engenharia, como o uso de múltiplas camadas de vidro e a incorporação de espaços de ar entre essas camadas.

Entenda os fundamentos da acústica e do som que influenciam na janela acústica

Para compreender como as janelas acústicas funcionam, é essencial entender alguns fundamentos da acústica e do som. Confira as principais:

Seta

COMO O SOM É TRANSMITIDO

O som é uma onda mecânica que se propaga através de um meio (como ar, líquidos ou sólidos) em forma de vibrações.

O som se propaga de maneiras distintas mediante a diferentes materiais. Em geral, materiais densos e pesados são melhores para bloquear som.

As janelas acústicas utilizam materiais e designs que dificultam a passagem das ondas sonoras, como vidros mais espessos e espaços preenchidos com gases inertes.

TRANSMISSÃO DO SOM

A transmissão ocorre quando parte do som pode atravessar o material, especialmente se o material não for suficientemente denso ou espesso.

As janelas acústicas são projetadas para maximizar a reflexão e absorção do som, minimizando sua transmissão. 

O uso de múltiplas camadas de vidro com espessuras variadas ajuda a interceptar uma gama mais ampla de frequências sonoras.

ESPAÇO DE AR E GASES INERTES

Espaços de ar ou gases inertes entre as camadas de vidro criam uma barreira adicional para o som, pois ele viaja mais fraco por esses espaços do que por meio de sólidos.

RESSONÂNCIA

Ocorre quando a frequência do som externo coincide com a frequência natural de vibração da janela, podendo aumentar a transmissão de som. As janelas acústicas minimizam este efeito.

DESACOPLAMENTO

Técnica de separar fisicamente as partes da janela para reduzir a transferência de vibrações sonoras. 

Isso pode ser feito, por exemplo, através de vedações especiais e quadros com propriedades isolantes.

CLASSIFICAÇÃO DO DESEMPENHO ACÚSTICO

As janelas acústicas são classificadas por seu desempenho em termos de redução de som. 

Entre eles está, o índice de redução sonora (STC - Sound Transmission Class) e o índice de isolamento sonoro (Rw - Reduction of sound).

Essas classificações ajudam os consumidores a entender o nível de isolamento acústico que podem esperar de diferentes tipos de janelas acústicas.

Como as janelas acústicas bloqueiam o som

As janelas acústicas possuem vidros duplos ou triplos em sua construção. Cada camada de vidro, muitas vezes com espessuras diferentes, age como uma barreira para as ondas sonoras.

Quando o som atinge a primeira camada de vidro, parte dele é refletida, parte é absorvida pelo vidro e o restante passa para a próxima camada.

A diferença de espessura entre as camadas de vidro ajuda a dissipar uma gama mais ampla de frequências sonoras, aumentando a eficácia na redução do ruído.

Veja o post

Ou continue lendo

Seta