Como a poluição sonora pode prejudicar as crianças?

Devido ao seu canal auditivo ser menor do que o de um adulto, as crianças estão mais suscetíveis a sofrer maiores impactos da poluição sonora. Vejamos mais no Story a seguir!

O que é poluição sonora?

A poluição sonora é um problema caracterizado pelo excesso de ruídos e sons indesejados ao nosso organismo e podem ocasionar prejuízos a saúde e ao bem-estar de qualquer pessoa!

Esses ruídos podem ter diversas origens e as principais causas desses desconfortos que podem evoluir para um problema de saúde ao longo dos anos, você pode conferir a seguir neste Story.

Tráfego automobilístico

O barulho constante dos motores, buzinas e o ruído das rodas sobre o asfalto contribuem para níveis elevados de poluição sonora ao longo da vida de qualquer pessoa.

O trafego de aviões é menor do que o de veículos, mas o impacto dos ruídos aos nossos ouvidos podem ser até 30% maiores.

Tráfego aéreo

Obras de construção

As obras emitem sons e ruídos prejudiciais aos trabalhadores e moradores do entorno de seu acontecimento, atingindo a marca de 110 dB, quase o dobro do recomendado pela OMS!

Estabelecimentos e atividades de lazer noturno

Esses estabelecimentos contribuem para poluição sonora. O desafio é conciliar as atividades de lazer noturno com o direito ao descanso dos residentes.

Esclarecido o que é poluição sonora e quais são suas principais causas, continue acompanhando este Story para conferir o impacto desse problema em relação às crianças.

Janela Acústica Antirruído sem instalação

Nossas Janelas Antirruídos ajudam a criar um ambiente tranquilo e silencioso, essencial para concentração e eficiência.

Quais os efeitos da poluição sonora para as crianças?

A exposição prolongada à poluição sonora exerce efeitos significativos na saúde das crianças, impactando seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

Atente-se, mesmo antes do nascimento, as crianças já estão suscetíveis à exposição a ruídos. A partir do 7º mês de gestação já está desenvolvida e pode ser afetada pelos ruídos externos.

Na escola, a poluição sonora pode gerar dificuldades de comunicação e aprendizagem, prejuízos ao desenvolvimento escolar e aumento do estresse e da frequência cardíaca.

A noite, a poluição sonora interfere diretamente no sono, causando distúrbios como insônia. Lembrando que o sono é vital para o crescimento saudável e o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Como diminuir a poluição sonora em casa e na escola?

Educação e conscientização

Incentivar o uso moderado de eletrônicos, adoção de horários próprios para atividades ruidosas e o respeito ao espaço dos outros pode contribuir muito com essa questão!

Isolamento acústico nas paredes

Reforçar o isolamento acústico nas estruturas de construções é uma das principais medidas para diminuir a poluição sonora. Geralmente é feito com materiais isolantes!

também desempenham um papel importante na absorção do som. Esses itens ajudam a reduzir a reflexão do som nas superfícies, minimizando os ecos e reverberações.

Tapetes e cortinas espessas

Esses itens também desempenham um papel importante na absorção do som. Esses itens ajudam a reduzir a reflexão do som nas superfícies, minimizando os ecos e reverberações.

Portas com vedação acústica

Essas portas são projetadas com selos e materiais que reduzem a transmissão sonora. Por isso, se você deseja investir em tranquilidade, vale a pena o investimento!

Janelas antirruídos

Os modelos desenvolvidos pela Dr. Silêncio ajudam a criar um ambiente tranquilo e silencioso, saudável e propício para momentos de concentração e lazer para todas as crianças!

Leia o post completo clicando abaixo

Gostou?