Isolamento Acústico vs. Absorção Sonora: O que você realmente precisa?

O isolamento acústico e a absorção sonora são conceitos distintos, que se referem à propriedade dos materiais de absorver ou de isolar o som de um determinado ambiente.

Ambos têm grande importância em um tratamento acústico para qualquer ambiente. Enquanto um visa bloquear a transmissão do som entre espaços, o outro foca na reverberação e na qualidade sonora.

Veja este Story até o fim e veja as principais características de cada modalidade e qual delas se adequa melhor as necessidades do seu ambiente que você precisa tratar.

O que é isolamento acústico e absorção sonora?

Quando falamos de isolamento, nada mais é do que uma característica atribuída aos materiais a respeito da sua capacidade quanto à condutividade sonora, térmica ou de vibrações.

No isolamento acústico, o ideal é escolher um material que seja considerado um mal condutor sonoro, assim ele será capaz de diminuir (parcial ou totalmente) a intensidade sonora do ambiente.

Para minimizar a passagem de som, o isolamento acústico geralmente é feito a partir do uso de materiais ou de sistemas construtivos como paredes, portas, janelas e lajes.

A absorção envolve o uso de materiais porosos e acústicos, com a capacidade de capturar e converter as ondas sonoras em energia térmica e reduzir a reflexão do som.

Nossas Janelas Antirruídos ajudam a criar um ambiente tranquilo e silencioso, essencial para concentração e eficiência.

Janela Acústica Antirruído sem instalação

A absorção envolve o uso de materiais porosos e acústicos, com a capacidade de capturar e converter as ondas sonoras em energia térmica e reduzir a reflexão do som.

A capacidade de absorção sonora de um material é determinada pela sua densidade e espessura e ela acontece como um resultado da dissipação e transmissão sonora.

Os principais materiais utilizados para uma boa absorção sonora são as espumas em geral, as lãs (de vidro, de rocha e de PET), os feltros e outros tecidos com espessura consideravelmente densa.

Concluímos que materiais para absorção sonora, são leves (pouca massa), moles e porosos. Para isolamento acústico, são pesados (muita massa), duros e lisos, como concreto, aço, vidro, chumbo.

Afinal, qual solução escolher?

Se o objetivo é evitar que o som entre ou saia de um determinado ambiente, como salas de estudo, quartos, ou salas de reunião, o isolamento acústico é o mais apropriado no qual você deve investir.

A absorção sonora é mais eficaz em controlar os níveis de ruído num espaço. Se o seu objetivo é reduzir o eco, minimizar a reverberação ou melhorar a qualidade sonora em um ambiente, como num Estúdio

Vale destacar que, geralmente, ambas as abordagens podem ser combinadas para obter resultados mais abrangentes e eficazes no controle do som de um determinado ambiente.

Janela Acústica Antirruído 

Se você busca qualidade de vida e conforto, as janelas antirruído são uma ótima opção. Elas são projetadas para minimizar a entrada de ruídos externos, reduzindo os níveis de estresse do ambiente.