White, Pink e Brown Noise: Como Funcionam os Ruídos para Sono

Apesar de o silêncio ser importante para conseguirmos descansar e relaxar plenamente, muitas pessoas encontram conforto ao dormir com algum tipo de barulho, seja da televisão ou da natureza.

Vamos entender o que são os ruídos para sono e como eles podem ser úteis para a obtenção de um sono profundo e revitalizador, além de conhecer seus principais tipos.

O que são os ruídos para sono?

Dormir ouvindo um som constante pode ser benéfico para quem sofre com insônia. Isso porque os ruídos para sono, ou ruídos brancos, possuem a função de induzir o relaxamento.

CON TRA INDI CA ÇÕES

Para aderir ao uso do ruído branco ao adormecer, existe um cuidado para evitar riscos à saúde: estar atento ao volume.

A repetição da técnica em excesso pode ser maléfica para células auditivas. Logo, evite usar os ruídos para sono diariamente

Se for ouvir ruídos brancos no celular, evite checá-lo durante a noite, uma vez que isso pode dificultar ainda mais o adormecimento.

Ruídos brancos são recomendados para adultos, mas podem ser negativos para crianças, pois podem interefrir no aprendizado auditivo delas.

Como funcionam os ruídos para sono?

Os ruídos brancos, sendo suaves e constantes, conseguem encobrir outros barulhos que possam estar dificultando seu sono.

Mascaramento de barulhos

1

Janela Acústica Antirruído sem instalação

Nossas Janelas Antirruídos ajudam a criar um ambiente tranquilo e silencioso, essencial para concentração e eficiência.

Como sons ambientes são consistentes e uniformes, indicam ao cérebro que o ambiente é tranquilo e seguro, induzindo o relaxamento.

Sinalização de consistência

2

Após um período de uso contínuo dos ruídos brancos, seu corpo começa a associá-los ao ato de cair no sono, que se torna mais breve.

Associação com o sono

3

Ruídos para sono desviam a atenção do cérebro de preocupações e pensamentos estressantes, ajudando a focar no adormecimento.

Direcionamento da atenção

4

Tipos de ruídos para sono

Ruído branco

É o mais comum e pode ser definido como a combinação das frequências que uma pessoa pode ouvir, sempre em volume igualmente intenso.

Ruído rosa

Em relação ao ruído branco, o rosa tem a diferença de ser mais profundo, mas, ao mesmo tempo, mais suave e menos áspero.

Ruído marrom

Já o ruído marrom tem a característica de ser mais profundo, enfatizando sons mais graves.

Outros ruídos

Apesar dos 3 serem os principais, ainda existem outras cores de ruído. O azul e o violeta são opostos ao rosa e ao marrom, respectivamente, sendo sons mais agudos.

O cinza busca soar igual em qualquer frequência. O verde estaria no ponto médio do espectro de ruído branco. O preto, como ausência de cor, seria o silêncio.

Que sons podem ser ruídos para sono?

Muitos ruídos podem ser constantes e agradáveis para o adormecimento, como sons da natureza, de máquinas, da cidade e de instrumentos musicais.

Leia o post completo clicando abaixo

Gostou?